Blog

A inovação na fisioterapia com realidade virtual

Capaz de estimular os sentidos de um usuário, a realidade virtual é uma tecnologia que por meio de uma interface criada através de um sistema computacional, induz efeitos visuais, sonoros e táteis, permitindo uma imersão completa em um ambiente simulado, como por exemplo uma caminhada.

Cada vez mais inserida, essa tecnologia abre possibilidades no mundo da fisioterapia. Para pessoas em processo de reabilitação, a realidade virtual é uma ferramenta eficaz para a recuperação das habilidades motoras e capacidade cognitiva. Imagine o quão mais estimulante é a experiencia de imersão em um cenário virtual comparado ao ambiente de uma clínica, além de se mostrar muito eficiente para a aprendizagem motora.

E foi para apresentar a palestra “Realidade virtual na reabilitação ortropédica“, que o fisioterapeuta responsável do Instituto ATIVUS bem estar, Jonas de Andrade Silva, participou do VI BRAINN Congress, no dia 29 de março no Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) da Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. O objetivo do congresso foi discutir com especialistas e pesquisadores os rumos das pesquisas em colaboração entre Tecnologias Assistivas, Realidade Virtual e Neurociências.

“Temos observado pacientes mais engajados quando utilizamos a ferramenta de realidade virtual em nossos protocolos de reabilitação, pois o tom lúdico nos exercícios de reabilitação motiva os pacientes a fazer um esforço extra por melhores resultados. A utilização de jogos e aplicativos de realidade virtual expande o conceito da fisioterapia tradicional, trazendo a inovação diretamente para o dia a dia de nossos pacientes”, aponta Jonas.

O Instituto ATIVUS bem estar vem testando desde 2017 as inovações coordenadas pelo Dr. Alexandre Brandão que é Pesquisador do Cepid BRAINN | Unicamp e lidera um projeto de inovação com a BIOXTHICA (Spin-off do BRAINN), consolidando a inserção deste tipo de tecnologia no mercado. Para 2019 a parceria prevê expandir os testes para novas versões e realizar testes quantitativos nos protocolos de fisioterapia.

O profissionais e pacientes do Instituto ATIVUS bem estar agradecem ao Dr. Alexandre por essa oportunidade.

 

Sobre o BRAINN

O BRAINN é um instituto financiado pela FAPESP, com a missão de propor novas soluções às necessidades mais urgente da sociedade com relação às neurociências.



← Voltar para o blog